Diferentes tipos de maquiagem


Maquiagem para pele negra

Postado por LARISSA FARIA

A pele negra tem uma vasta gama de possibilidades para conquistar uma maquiagem glamurosa e marcante. “Para cada tipo de pele há dicas básicas”, afirma Itamar Bethancourt, o maquiador da marca de cosméticos Koloss. Alguns tons variam do negro mais claro, como a pela da atriz Camila Pitanga, por exemplo, ao negro mais escuro, como a da Isabel Filardis (foto).

Segundo Itamar, a maquiagem para peles negras seguem alguns critérios, pois elas podem ser negras douradas, bem comuns no Brasil, negras acinzentadas, que são aquelas que têm o brilho de pele mais para o branco, além das negras rosadas e negras azuladas, que são mais típicas na África, pois se trata de um tom de pele bem escuro e, ao olhar, é possível observar uma tonalidade fria.

Assim como existem produtos específicos no mercado, que garantem uma cobertura mais apropriada, também existem dicas básicas para cada tipo de pele. Confira a maquiagem ideal para você:

Isabel Filardis-maquiagem

Base: a cobertura perfeita

A pele negra tem mais brilho que a branca, por isso a tendência em ser oleosa é grande e deve-se evitar produtos e maquiagem com grande concentração de óleo. O pancake é uma das bases mais indicadas para cobrir as imperfeições e uniformizar o tom, pois ele deixa a pele mais sequinha. Dependendo do estilo da pele, se for normal a seca, pode utilizar base oil free e pó.

Blush com naturalidade e charme

Para as peles negras amareladas, isto é, com um tom dourado de pele, os tons de blush mais indicados são os dourados, acobreados e com brilho ouro. Em negras rosadas, opte os tons de pêssego e rosáceo. Se a pessoa tem o tom de pele frio (azulado e acinzentado, por exemplo), evite blush dourado ou de cores quentes, como o alaranjado, por exemplo. A maquiagem não deve ficar com tom frio e apenas um pedaço da bochecha com tom quente, pois isso não a deixaria natural. “Naturalidade, para acabamento de pele, é sempre uma boa pedida, para que a maquiagem chame a atenção pelo olho ou pela boca”, enfatiza Itamar.

Sombras: abuse dos pigmentos metalizados

Em peles mais escuras o pigmento tende a não aparecer, por isso, sombras com acabamentos metalizados são uma ótima pedida. “Principalmente as sombras cremosas e com silicone, pois elas vão aderir mais facilmente e realçar a coloração”, orienta o maquiador. Cores metálicas como prata, ouro e cobre são excelentes para conquistar uma maquiagem atraente. Dependendo da preferência, pode optar também pelo azul, rosa e verde metalizado, que conferem mais personalidade e glamour.

Batom para dar destaque aos lábios

“Tons claros e cintilantes a aumentam, enquanto tons escuros e sem brilho diminuem” alerta Itamar sobre as cores dos batons. Portanto, para realçar os lábios e dar volume aposte num batom de cor clara e cintilante, como o bronze, rosa e vermelho. Caso queira tirar o volume, prefira uma tonalidade mais escura como o berinjela, ameixa, marrom escuro, vermelho queimado, de preferência mate ou cremoso.

Produtos específicos

O maquiador da Koloss garante que os produtos específicos para pele negra são os mais indicados ao uso, pois possuem acabamentos mais específicos. “As empresas fabricantes realizam um estudo para ver a melhor composição e o acabamento ideal nesses tons de pele, pois há diferenças em relação a pele branca”, diz Itamar.

Tutorial: make suave e cremoso é a aposta do verão

Postado por LARISSA FARIA

Para conquistar um visual praia que é a cara da estação, você não precisa passar hoooras se maquiando antes da balada. A dica é apostar num make fresh e seguir alguns truques simples para iluminar os principais pontos do rosto, como os olhos, nariz e boca. Neste verão o “menos é mais” e produções mais naturais e sem exagero tomam o lugar da maquiagem pesada de inverno.

Além disso, você pode usar produtos com textura cremosa e deixar a pele com aquela corzinha de “bronze suado”, que está super in. O toque descontraído fica por conta da produção e quem dá o passo a passo é o maquiador João Velasquez. Siga estas dicas para fazer um make suave (mas marcante!) para usar de dia ou a noite:

1 Limpe bem a pele antes da maquiagem. Depois, para começar, passe um corretivo líquido ou uma base. Comece pelos olhos, usando nessa região um pincel de cerdas para espalhar o produto, fazendo movimentos de dentro para fora.

2 Contorne os olhos com um lápis, tanto na parte de baixo quanto na de cima. Em seguida, aplique sombra nas pálpebras. A cor indicada é o tom lilás ou o violeta. Não se esqueça de trabalhar a parte côncava dos olhos com uma sombra mais escura.

3 Com o dedo, aplique outra sombra iluminadora, abaixo das sobrancelhas em tom mais claro. Se quiser, use uma máscara de cílios na cor preta.

4 Aplique um blush na cor pêssego nas maçãs do rosto.

5 Use um pincel para espalhar o batom no tom cor-de-boca.

6 Arrume o cabelo em um coque desalinhado ou trança, que são boas pedidas para o look verão e arrase!

Fica a dica: Para garantir uma sombra bem feita, lembre-se sempre de passar a cor mais escura no côncavo dos olhos e o tom mais claro logo abaixo da sobrancelha, pois isso garante uma boa iluminada no olhar. A máscara de cílios realça os olhos. Não exagere no blush, ele deve ser usado apenas nas maçãs do rosto para dar uma corzinha à pele. Use um pincel específico para a boca na hora de passar o batom.

Produtos usados:
– Kit com sombra, batom e rímel Christian Dior
– Pó compacto de Terracota Helena Rubistein
– Sombra em creme Revlon
– Pó Estúdio Fix Mac
– Sombra Revlon
– Máscara de cílios Helena Rubistein
– Pincéis Mac e Kriolan
– Corretivo em bastão Christian Dior
– Lápis para olho Mac

Consultoria de maquiagem: João Velasquez / Modelo: Giovana Boechat (Ag. Rio Sul Models) / Foto Rodrigo Lopes

Uma cor de maquiagem para cada ocasião

Trabalhar pintada como uma boneca ou sair à noite com a cara lavada são gafes que não combinam com uma mulher antenada com as tendências. Cada situação pede um look adequado e, por isso, preparamos as dicas abaixo para você não errar. “O ideal é que a sombra não seja da cor da roupa, mas que se harmonize com ela. Por exemplo: uma blusa rosa combinaria com uma sombra dourada”, ensina o maquiador Sadi Consati. Confira abaixo mais sugestões para acertar no make!

Loiras: maquiagem para o trabalho

Preparo: use apenas corretivo nas olheiras e em imperfeições e arremate com o pó, sempre no tom da sua pele.

Blush: pêssego ou rosa bebê

Sombra: em tons de bege, creme ou marfim no centro da pálpebra e cantos internos, e sombra marrom mais suave nos cantos externos.

Lápis: use na cor marrom para não pesar. Se desejar, passe em cima e embaixo, sempre esfumaçando com os dedos para ficar mais leve.

Máscara de cílios: “tem que ser preta”, decreta Consati. Passe uma camada caprichada para alongar os fios e dar volume.

Boca: um tom leve, como o rosa fosco ou o cor de boca.

Loiras: maquiagem para a balada

Preparo: pode ser mais pesado. Nesse caso, comece espalhando base por todo o rosto, depois o corretivo nos locais críticos e, por fim, o pó para uniformizar.

Blush: se quiser um efeito mais intenso, mas sem ficar marcado, lance mão do bronze.

Sombra: prefira cores coloridas com brilho e cintilantes. “O dourado, o rosa, os tons avermelhados e o acobreado ficam lindos”, diz Consati. Quando compor o olho, combine uma cor vibrante com outra sóbria como bronze e marrom.

Delineador: à noite, ele deve vir com tudo. “Faça um traço bem desenhado e puxe uma pontinha no canto, estilo gatinha”, ensina ele. Se você não tiver o delineador, faça com lápis ou sombra molhada.

Máscara de cílios: abuse do rímel sem economia. Faça três camadas para os cílios ficarem encorpados.

Boca: o batom vermelho-pink, próximo ao cereja, fica lindo! “Mas cuidado com a cor que vai usar na sombra. Se o olho já estiver carregado, opte por um dourado ou bronze”, avisa o especialista.

Morenas: maquiagem para o trabalho

Preparo: passe a base, o corretivo e o pó, sempre no tom da pele. “Para as morenas, esse cuidado é ainda mais importante, senão, ela fica com o rosto pálido em relação ao corpo”, diz Consati.

Blush: um rosa mais encorpado ou o terracota.

Sombra: combine um rosa queimado fosco ou um dourado envelhecido com um marrom mais fechado, tipo café.

Lápis: está liberado em cima e embaixo, nas cores marrom ou preta, dependendo do tom da sua pele. Outra sugestão do maquiador é você passar só embaixo e, na parte superior, caprichar no rímel.

Rímel: o preto e em camadas caprichadas.

Batom: um tom próximo ao da cor da boca, como os marrons e os acobreados.

Morenas: maquiagem para a balada

Preparo: igual o feito para trabalhar, porém com camadas mais grossas de base, se preciso.

Blush: bronze com brilho para ficar mais iluminado.

Sombra: use coloridos mais fechados, como o laranja, o dourado ou o rosa queimado, combinados com o preto ou o grafite com brilho (nos cantos externos dos olhos).

Delineador: marque bem com lápis, se não tiver o delineador, e faça a puxadinha no canto para ficar charmoso.

Batom: um vermelho profundo, mais fechado, ou tons alaranjados. “O batom vermelhão na morena fica muito escandaloso”, explica ele.

Dicas para as negras

Produtos cintilantes e metalizados deixa umcontraste bem marcante com a pele escura, mas o efeito fica lindo quando se quer um make de arrasar. Aposte nos brilhos para a noite e prefira as cores mais opacas para usar durante o dia, quando a discrição é quem manda.

Preparo: passe a base, o corretivo e o pó, sempre no tom da pele.

Blush: terracota ou castanho para o dia a dia ou bronze com brilho para um visual mais fashion.

Sombra: combine um verde-musgo mais fechado ou azul-cobalto, combinados com preto ou grafite. Para a balada, aposte nas cores metalizados. Sombras claras não aparecem muito, por isso, evite-as.

Batom: o chocolate e o vermelho puxado para o uva valorizam esse tom de pele.

Dicas para as ruivas

Como são branquinhas, as ruivas podem seguir os conselhos dados às de pele clara, mas a dica é não abusar muito das cores na maquiagem, pois o cabelo já tem bastante informação. Além disso, vale deixar as sardas à mostra. Se tentar cobrir, o make pode ficar carregado. Portanto, assuma as pintinhas como um charme que só você tem!

Preparo: use apenas corretivo nas olheiras e em imperfeições e arremate com o pó, sempre no tom da sua pele.

Blush: pêssego ou rosa bebê. Evite blush dourado porque deixa as sardas ainda mais em evidência.

Sombra: em tons de bege, creme ou marfim no centro da pálpebra e cantos internos, e sombra marrom mais suave nos cantos externos. Para a balada, prefira cores coloridas com brilho e cintilantes. O dourado, o rosa, os tons avermelhados e o acobreado ficam lindos.

Boca: um tom leve, como o rosa fosco ou o cor de boca e mesmo um vermelho-pink ficam lindos!

Dicas para as orientais

Com a maquiagem você pode criar o côncavo do olho, que é inexistente nas orientais. Na hora de esfumar a sombra escura, traga-a bem em cima do ossinho da pálpebra, de fora para dentro, criando uma profundidade. Além disso, siga as orientações abaixo para um make de arrasar:

Base: pêssego e rosado.

Blush: pêssego ou rosa bebê. Evite blush dourado porque deixa as sardas ainda mais em evidência.

Sombra: dê preferência a sombras foscas.

Boca: tons acobreados e avermelhados.

Novidade (revolucionária!) para os olhos: sombra adesiva


Postado por CAMILLA SCHERER

Um olhar fatal em menos de dois minutos, sem o risco de borrar a maquiagem: a sombra adesiva, novidade do mundo dos cosméticos, promete acabar com o tempo gasto com pincéis e cores, e ainda deixar o acabamento da pálpebra perfeito.


A criação é da marca americana ColorOn, mas já existem outras opções no mercado. As sombras adesivas vêm no formato dos olhos, com efeito esfumado e em diversas cores. Tem até sombra com estampa de oncinha! Vale até aplicar o mesmo adesivo pela pálpebra várias vezes, para criar um efeito diferente.

Para aplicar, é super fácil: basta preparar a pele como de costume, puxar a sobrancelha e aplicar o adesivo na pálpebra, começando pelo canto interno do olho. Depois, é só pressionar um pouco o adesivo e retirá-lo!

E a boa nova continua: as maquiagens são hipoalergênicas e à prova d’água. No Brasil, você pode comprar pelo próprio site da ColorOn, que faz entregas em todo o território nacional. A marca Di Vicentin também lançou a sua versão.

Descubra as causas das olheiras e o tratamento adequado

Postado por LARISSA FARIA

Não há nada pior que aquele aspecto escuro ao redor dos olhos após uma noite mal dormida, não é mesmo? As temidas olheiras podem surgir de diversos fatores e, na maioria das vezes, é o conjunto de mais de um componente que atua sobre a pele, causando a hiperpigmentação da pele palpebral.

Segundo o dermatologista Daniel Coimbra, as olheiras podem ser de origem genética, mas também existem aquelas causadas por alterações na vascularização da região das pálpebras. “Há uma tendência para o depósito de melanina na área abaixo dos olhos e, como a pele é fina, o escurecimento é rápido e aparente”. Confira as principais causas para olheiras

menina passando corretivo olheiras

Genética – esse é o fator mais comum, principalmente entre os descendentes de árabes e latinos. As pessoas de pele morena tendem a apresentar mais pigmentação na região das pálpebras.

Vascularização – alguns fatores estimulam o fluxo sanguíneo e dilatam os vasos da região, como fumo, bebida em excesso, privação de sono, estresse, alergia, período da menstruação, má alimentação, etc. Vale lembrar que a pele ao redor dos olhos é vinte vezes mais fina que a do resto do corpo, o que justifica a maior transparência diante dessas situações.

Pele fina – com o avanço da idade, a pele fica mais fina, o que pode transparecer os vasinhos da região. Se juntar com os aspectos descritos acima, quando há uma congestão dos vasos, a tonalidade arroxeada fica ainda mais aparente.

Flacidez – surge com a perda de colágeno na região, além do aparecimento de bolsas profundas ou sulcos palpebrais, quando a pessoa acumula líquido ou gordura abaixo dos olhos.

Deposição de pigmento – as manchas surgem pelo excesso de melanina na região. Esse fator pode estar diretamente ligado com a hereditariedade.

Como resolver esse problema

Hábitos saudáveis – “Algumas atitudes simples podem ajudar a amenizar esses problemas. Massagens locais, dormir bem, não fumar, usar protetor solar e fazer compressas locais, como com chá de camomila, auxiliam na atenuação das bolsas e olheiras”, afirma o dermatologista Daniel Coimbra.

Cosméticos – A dermatologista Vanessa Zagne indica para o fim das olheiras produtos à base de ácido tioglicólico, ácido kójico, vitamina C, cafeína e green tea. “Todos devem ser prescritos por um médico, que indicará o melhor ativo isolado ou combinado para cada tipo de pele”, garante.

Tratamento a laser – O tratamento com luz intensa pulsada e laser fracionado pode produzir uma resposta bastante satisfatória. Uma opção é o Harmony Pixel para clareamento da hiperpigmentação, que pode ser feito até mesmo em pessoas morenas. Para obtenção de bons resultados, deve ser associado a outros tratamentos adjuvantes, como peelings e cremes. ”Associamos medicamentos para melhorar a drenagem local e até mesmo agentes clareadores específicos para esta área tão delicada”, afirma a dermatologista Daniela Nunes.

Truques caseiros

Um bom corretivo é o aliado de qualquer mulher. O maquiador Edson Morales ensina a disfarçar as manchas escuras ao redor dos olhos com produtos específicos. “Prefira sempre os líquidos, que não ressecam a pele e, assim, não realçam as marcas de expressão”.

Ele ainda dá a dica: oito horas antes de sair para uma festa, coloque rodelas de pepino sobre os olhos para amenizar as bolsas. “O pepino é adstringente e ajuda a descongestionar a região”finaliza.

Maquiagem destaca os olhos de mulheres orientais; aprenda a fazer passo a passo

Clique nas figuras para vê-las no tamanho original e conseguir ler o texto 🙂 OU clique aí em cima no título para ir ao artigo original 😉

2 pensamentos sobre “Diferentes tipos de maquiagem

  1. lorena disse:

    gostaria de saber o q fazer para disfarçar imperfeiçoes no rosto como por exemplo olheiras profundas

    • Janus disse:

      Oi Lorena!

      Olha, eu costumava lidar com olheiras de duas formas: dormindo 😛 ou passando corretivo/maquiagem. Não sou de ficar fazendo propaganda, não gosto disso e o propósito do blog não é esse, mas acho que certas coisas que dão certo têm que ser ditas: descobri um creme para o contorno dos olhos da Payot que é muito bom (o nome é Antifatigue contour des yeux) – ele não te deixa 100% sem, claro, nada faz milagres nessa vida *risos*, mas melhora BASTANTE, bastante mesmo…ele é carinho mas dura bastante tempo, vale a pena. Passo no olho todo, na verdade, não apenas nas olheiras, porque o propósito dele é não deixar formar pé de galinha e tudo o mais…veja: https://janusaureus.files.wordpress.com/2012/02/payot-contour.jpg

      Segundo a propaganda na embalagem, é um “gel creme hidratante e nutritivo, específico para a área dos olhos. Promove um tratamento cosmético antifadiga, que melhora a tonicidade e elasticidade, proporcionando firmeza à pele. Atenua rugas, bolsas e olheiras. Contém em sua formulação: ácido hialurônico – substância natural, com alto poder de hidratação e formação de filme protetor. Vitamina E: reforça e revitaliza a pele. Hydroxyprolisilane CN: hidrata, anti-radicais livres, contribui para a reestruturação da elastina e colágeno. Cegaba: auxilia na redução de bolsas e olheiras. D-Pantenol: ação hidratante.”

      Bom, de toda forma, no próprio post tem dicas de como se livrar das olheiras…sei que ele é grande, misturei vários assuntos no mesmo, desculpe! Vai o trecho referente ao assunto aí embaixo:

      “Como resolver esse problema

      Hábitos saudáveis – “Algumas atitudes simples podem ajudar a amenizar esses problemas. Massagens locais, dormir bem, não fumar, usar protetor solar e fazer compressas locais, como com chá de camomila, auxiliam na atenuação das bolsas e olheiras”, afirma o dermatologista Daniel Coimbra.

      Cosméticos – A dermatologista Vanessa Zagne indica para o fim das olheiras produtos à base de ácido tioglicólico, ácido kójico, vitamina C, cafeína e green tea. “Todos devem ser prescritos por um médico, que indicará o melhor ativo isolado ou combinado para cada tipo de pele”, garante.

      Tratamento a laser – O tratamento com luz intensa pulsada e laser fracionado pode produzir uma resposta bastante satisfatória. Uma opção é o Harmony Pixel para clareamento da hiperpigmentação, que pode ser feito até mesmo em pessoas morenas. Para obtenção de bons resultados, deve ser associado a outros tratamentos adjuvantes, como peelings e cremes. ”Associamos medicamentos para melhorar a drenagem local e até mesmo agentes clareadores específicos para esta área tão delicada”, afirma a dermatologista Daniela Nunes.

      Truques caseiros

      Um bom corretivo é o aliado de qualquer mulher. O maquiador Edson Morales ensina a disfarçar as manchas escuras ao redor dos olhos com produtos específicos. “Prefira sempre os líquidos, que não ressecam a pele e, assim, não realçam as marcas de expressão”.

      Ele ainda dá a dica: oito horas antes de sair para uma festa, coloque rodelas de pepino sobre os olhos para amenizar as bolsas. “O pepino é adstringente e ajuda a descongestionar a região” finaliza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s