Acreditem se quiser (3)


Pois bem…não é que as mosquinhas se comportam como nós? Tudo bem que muita gente também se comporta como mosca morta, mas enfim…*rs*

Moscas sem sexo buscam consolo no álcool

Ela não quis transar com você? Encha a cara! Esse é o curioso recado que as moscas-das-frutas deram agora para os humanos –embora não seja algo propriamente novo entre o Homo sapiens.

Mas, além de uma curiosidade científica, é algo que poderá ajudar no tratamento de problemas como alcoolismo, vício em drogas e obesidade.

Pesquisadores demonstraram que machos de moscas do gênero Drosophila que eram impedidos de fazer sexo comiam mais comida “temperada” com álcool. Já machos que tinham sexo à vontade mostravam pouco interesse em ficar “calibrados”.

Sexo, álcool e drogas são formas de “recompensa” para o cérebro. Na falta de um, o outro pode ser uma consolação, segundo o estudo publicado na revista “Science”.

Mas que mecanismo bioquímico poderia estar por trás disso? A equipe, que teve como principal autora a pesquisadora Galit Shohat-Ophir, da Universidade da Califórnia, foi atrás de potenciais moléculas envolvidas, e descobriu que o “culpado” era o neurotransmissor chamado NPF (neuropeptídeo F).

Moscas macho que faziam sexo consumiam menos álcool e tinham maiores níveis de NPF. Moscas sem sexo consumiam mais álcool e tinham menores níveis de NPF.

Os humanos têm uma molécula semelhante, NPY (neuropeptídeo Y), também vinculada a questões de vício em drogas, álcool e prazer em geral criado por interações sociais ligadas à recompensa.

“Em mamíferos, incluindo seres humanos, o NPY pode ter um papel semelhante. Se for o caso, seria possível argumentar que a ativação do sistema de NPY poderia reverter os efeitos nocivos de experiências traumáticas e estressantes, que frequentemente levam ao abuso de drogas”, disse Shohat-Ophir.

“Humanizar” os resultados da pesquisa é algo difícil de colocar de lado, diz o autor de um comentário sobre a pesquisa publicado na mesma edição da “Science”, Troy Zars, da Universidade de Missouri. “Mas sua relevância para o comportamento humano obviamente ainda não está estabelecida”, conclui.

2 pensamentos sobre “Acreditem se quiser (3)

  1. Adonis disse:

    Eh vontade de ter audiência tsc tsc tsc. Adora colocar notícias do dia só para aumentar a possibilidade do blog ser visualizado. Quanta promiscuidade virtual…

    • Janus disse:

      Interprete como quiser😉 Aqui só coloco coisas que considero úteis ou belas, interessantes ou engraçadas, curiosas/bizarras ou então coisas que me revoltam profundamente. Claro que, tendo bom gosto e discernimento inatos – mas que foram sendo refinados ainda mais de acordo com as influências do meio! – o resultado, óbvio, não é nada surpreendente😉 E o fato de você constituir parte do meu público é prova cabal do meu sucesso retumbante😛 Ah, claro que palavras-chave ajudam nesse processo, sobretudo em línguas estrangeiras, mas só um pouquinho😛

      E essa sua lógica é completamente furada: primeiro porque eu raramente coloco notícias do dia no dia certo (já cansei de colocar notícias do ano passado, ou de 1 mês antes…); segundo porque, se é notícia do dia, as pessoas podem acessá-la no site de origem…portanto, ao publicar notícias do dia aqui, meu blog, em tese, sairia perdendo…no entanto, voilà!!! Uma média de 100 visualizações por dia, frequentemente chegando a 500, e tendo tido o pico de 836 visualizações num determinado dia de janeiro – todas SUAS, diga-se de passagem!😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s