Uma…folheta ou borbolha?!?


Algo muito engraçado aconteceu ontem conosco: estávamos no quintal – fim de tarde, aquele mormaço gostoso, meu pai na rede, minha mãe lendo no banco de pedra, a cachorra indo e vindo agitada, e eu zanzando entre a cozinha (nossa, que sede esses dias!) e eles. Numa determinada hora, eu e meu pai resolvemos dar uma olhadinha nas orquídeas – recentemente ele dividiu um pé de orquídea que estava enorme e a amarrou em outro lugar, e fomos ver como estava…de repente vejo uma…folha?? Nada mais normal do que ver folhas quando se está num jardim! hahahahahah

Vão me chamar de retardada, mas achei tão bizarra aquela folha específica, não era para ela estar ali!!!! 😉 Comecei a apontar maravilhada e meu pai não entendeu nada! Depois de esperar algum tempo para ver se ele ia se tocar, e vendo que não se tocava, finalmente apontei novamente e disse que era uma borboleta. Só faltou ele me mandar pro hospício *rs* Comecei a dar muita risada, mas ao mesmo tempo queria muito ir pegar minha câmera para tirar fotos daquela borboleta tão diferente. Nisso minha mãe chegou e viu também, adorou tanto quanto eu, mas meu pai continuava “boiando” “ONDE? ONDE?????” “Aquiiii, óóó!!” e ele dizendo teimosamente que não passava de uma folha, afinal, até “cabinho” tinha *risos* Ele queria dar um peteleco na pobre coitada para nos provar que era uma folha…e eu querendo pegar a máquina, mas com receio de que ele fosse espantar a bichinha! Nota 10 de camuflagem para essa borboleta! 😀 Só não dou 11 porque meus olhos, apesar de ceguinhos, conseguiram percebê-la mesmo em seu habitat natural 😉

[Bom, no final das contas consegui filmar e tirar fotos. É uma pena que minha câmera seja uma dessas bem porcaria…:( Sai de foco o tempo todo, distorce as cores absurdamente e só tem 4X de zoom 😦 Se meu irmão tivesse aqui, teria tirado fotos maravilhosas!!!!! Pelo menos uma dessas fotos que achei aqui na net foi tirada com uma câmera decente, e dá para ver em detalhes :)]

Não conformado, e mais descrente que São Tomé *rsrsrs* meu pai teve que botar o dedo na bichinha…como era de se esperar, ela saiu voando, óbvio! Mas nos deu um susto! hahahaha O legal foi que ela continuou voando ao nosso redor, e foi parar numa outra árvore do nosso jardim. E eu continuei tentando filmar e tirar foto, LÓGICO!  Não podia perder a oportunidade, nunca vi nada igual, e nem tão “exótico” assim…talvez seja caipirice de menina da cidade, mas fiquei encantada e abismada com essa borboleta que parecia mais folha que as folhas das nossas plantas 😛 hahahahha

E ó, só para deixar registrado, meu pai, apesar de morar aqui na “cidade grande” há décadas, nasceu e morou metade da vida dele no campo e nunca tinha visto uma. Portanto…se sou caipira da cidade, sou tão caipira quanto o caipira real 😛

Enquanto estou carregando o(s) vídeo(s) (depois vou ver se saíram bons, razoáveis ou horríveis), fui pesquisar e parece que é uma espécie bastante “normalzinha” pelo jeito…mas sinceramente, nem sabia da existência disso – assim como não sabia da planta que dá ovo! (sim, meu pai viu um pé de ovo na feira e a comprou – foi a outra situação recente em que me senti abestalhada/criança de novo! hahahhaah)

Vídeos que fiz: 

EDITADO: hoje ela ainda estava aqui!! Agora, com bastante sol, ela voou bem baixinho e pousou, deu pra ver que ela é laranja por dentro, e por fora aquele marrom-folha 🙂

Incluí umas fotos da borboleta-folha que achei na internet…tem uma inclusive que é verde! Ela parece folha de parreira hahahahha 😛

Borboleta-folha
Quando suas asas estão abertas, a borboleta-folha é uma verdadeira explosão de cores. Mas quando o bichinho fecha as asas, sua camuflagem acontece: ela fica idêntica a uma folha morta. Elas vivem em áreas florestais na região de Madagascar e Nova Guiné [e pelo jeito aqui em SP e no RJ também!].

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Ah, quer saber? Vou aproveitar e colocar fotos de borboletas bonitas em geral (e de quebra um inseto-folha também, pronto!) 😛 Mas outro dia publico wallpapers de borboleta…achei aqui:

Borboleta transparente
Conhecida também como “asas-de-vidro”, como seu nome diz, suas asas são transparentes e o tecido entre as veias parece vidro. Podem ser encontradas no México.

Mariposa lunar
Tecnicamente é uma mariposa, mas não deixa de ter um padrão incrível.

Borboleta 88
O padrão diferente de suas asas deu a ela esse nome. As listras formam claramente o número 88. Elas vivem por aqui, no pantanal brasileiro.

Borboleta coruja
Essa, com certeza, você já viu em fotos. Suas asas possuem olhos muito similares ao de uma coruja. Elas normalmente são muito grandes e sua envergadura pode chegar a 16 centímetros. Vivem na América do Sul e na América Central.

Borboleta Rainha Alexandra [credo, olha só essa descrição!! cruel, hein :P]
É a maior borboleta do mundo e sua envergadura pode chegar a 30 centímetros. Quando está na fase de larva, ela come plantas venenosas e, quando passa pela metamorfose, ela própria fica venenosa e um predador que a coma vai passar mal. Vive em florestas tropicais em Papua Nova Guiné.

Esmeralda cauda-fina
Uma das poucas borboletas verdes do mundo, conhecida pelo formato de sua cauda e pela sua cor vibrante. É encontrada no sudeste da Ásia.

Borboleta zebra
Possui longas asas com listras amarelas e chamativas. Pode habitar diversos ambientes, desde florestas até jardins. É comum na Flórida e é considerada a borboleta – símbolo do estado.

Borboleta branca camuflada
Uma borboleta tropical que vive no México e nas Índias Ocidentais. Possui uma série de “olhos” na parte inferior das asas.

Borboleta-pavão
Outra que você, provavelmente, já viu em fotos. É conhecida pelos “olhos” violetas e chamativos que possui nas asas.

Borboleta branca da madeira
Conhecida pela sua aparência delicada e pelo seu tom branco-creme com veias cinzentas.

Borboleta mórmon
Papilio memnon é uma grande borboleta com cores contrastantes, bastante comum no sul da Ásia. As fêmeas conseguem se camuflar com bastante facilidade.

Borboleta “estranha”
Uma estranha borboleta ainda sendo pesquisada, encontrada no nordeste do Brasil.

Puxa, essa aí é lindona, hein! Será que já descobriram mais a respeito dela e a nomearam? Alguém sabe?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s